top of page
  • Foto do escritorVinicius Augusto Bozzo

O que eu aprendi visitando a BBC

Desde que eu comecei a estudar roteiro e televisão, essas três letras seguidas sempre me chamaram a atenção. Em 2000, eu peguei um velho livro do meu pai, que ficava em nosso conhecido 'quarto de leitura'. Era "On Camera - o curso de produção de filme e vídeo da BBC" de Harris Watts. Nele aprendi o básico de produção de vídeo, enquadramentos, posicionamentos para entrevistas, alinhamentos editoriais, etc. A ilustração simpática me atraia e eu mal sabia que iria virar um produtor de TV. Eu tinha 16 anos.


O tempo foi passando e produzir audiovisual se transformou na minha paixão principal. Escrever roteiros, minha grande realização. E nessas férias pude viajar para Inglaterra pela primeira vez e resolvi conhecer a sede da BBC, na cidade Bristol, localizada a 189 quilômetros de Londres.

A BBC Bristol é uma das mais tradicionais sedes da British Broadcasting Corporation. Lá são produzidos os jornais, os documentários especiais, programas infantis, de culinária e também tem a grande central de produção de rádio da BBC Bristol Radio. Programas famosos como Antiques Roadshow, Countryfile, Wild Alaska, Flog It! e o Blue Planet II são produzidos de lá.




O prédio por si só já é um show a parte. Durante a evolução da sede, eles foram comprando os terrenos e prédios ao lado, mas preservaram a arquitetura de cada época. Então é possível migrar entre os locais de trabalho enquanto vemos a arquitetura dos anos 50, 70, 80, 90... É preservar a história da própria televisão britânica através de suas construções. Internamente, vemos uma moderna estrutura de televisão, com teleprompteres manipulados pelos próprios apresentadores, salas de produção gigantes e excelentes estúdios de tv e de rádio.

As monitoras que nos acompanham nesse tour são colaboradoras com mais de 20 anos de BBC e possuem grande conhecimento e ao mesmo tempo nos divertem com um humor tipicamente britânico. Emma e Julien formam um dupla sensacional e com muita paixão nos contam sobre os bastidores de produção, detalhes sobre equipamentos e sobre como os diversos gêneros de programas são produzidos.

Durante o tour, ainda podemos participar de uma pequena produção de Radio Novela (que por sinal é muito popular entre os ingleses) e também simular uma entrada ao vivo na BBC. Algo divertido e que nos dá um pouco do sabor de trabalhar por lá.



Para quem quiser conhecer a sede da BBC Bristol (http://www.bbc.co.uk/showsandtours/tours/bristol) segue o link sobre o tour que custa cerca de 10 libras e deve ser agendado com antecedência. Vale muito a pena para quem, assim como eu, ama assistir e fazer televisão. Ao final dessa visita, me lembrei do livro "On Camera" e de como sonhava em saber como era por dentro da BBC. Hoje, mais de 18 anos depois, fico feliz em saber que as fontes que bebi para me formar como profissional são realmente incríveis. Aprendi que a tradição se renova sempre com bases sólidas na experiência de mercado e que não devemos ter medo de compartilhar aquilo que aprendemos durante a carreira. Senão, por que BBC estaria aberta para visitas?

bottom of page