top of page
  • Foto do escritorVinicius Augusto Bozzo

Cineteatro São Luiz exibe documentário sobre Luiz Carlos Barreto nesta quinta

Documentário que tive a alegria de gravar, roteirizar e montar e agora vê-lo na programação do Cineteatro São Luiz é uma grande emoção. Seria lindo vê-lo em tela grande, mas a pandemia não permitiu. Será ainda mais lindo ver a amplitude de acesso por conta da internet.


Em 2017, viajei ao Rio de Janeiro com as orientações de Angela Gurgel e meu diretor de fotografia companheiro dessa jornada Marcelo Alves. Foi uma aventura e tanto gravar com Glória Pires, Cacá Diegues e o próprio Luiz Carlos Barreto. Quem ainda não assistiu ao documentário que está na programação da TV Assembleia do Ceará e também já passou no Canal Brasil, pode ver agora graças a essa parceria.

________________________________


A programação da Semana do Audiovisual Cearense do Cineteatro São Luiz, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), desta quinta-feira (13), às 20h, exibe gratuitamente e online o documentário “Luz, Câmera e Barreto com Luiz Carlos Barreto”, sobre o cearense Barretão, ícone do cinema brasileiro. O documentário foi produzido pelo núcleo de documentário da TV Assembleia, tem direção de Angela Gurgel, roteiro e montagem de Vinicius Augusto Bozzo. A exibição ocorre no canal do YouTube do Cineteatro São Luiz e aqui no site.


O documentário fez sua estreia no ano de 2018, em celebração aos 90 anos do produtor, cineasta, roteirista, fotógrafo e jornalista Luiz Carlos Barreto. Com trajetória que se mistura com a própria história do cinema no Brasil, o cearense participou de produções emblemáticas, como "Assalto ao Trem Pagador" (1962), "Vidas Secas" (1963), "Terra em Transe" (1967), "Dona Flor e seus Dois Maridos" (1976), “Bye Bye Brasil” (1979), "Memórias do Cárcere" (1983), "O Quatrilho" (1996) e "O que é isso companheiro?" (1997).

A trajetória desse grande personagem da sétima arte é contada em aproximadamente 45 minutos, e é enriquecida com depoimentos de Cacá Diegues, Lucy Barreto, Betty Faria, Glória Pires e, claro, de Barreto.




Exibição do documentário “Luz, Câmera e Barreto com Luiz Carlos Barreto”

Direção Geral: Angela Gurgel | Roteiro e montagem: Vinicius Augusto Bozzo | Duração: 45’47”

Dia 13/08 (quinta-feira), às 20h

bottom of page