top of page
  • Foto do escritorVinicius Augusto Bozzo

Documentário "Aqui é Flamengo" é selecionado pela TV Câmara


O documentário “Aqui é Flamengo”, produzido pelo site Verminosos por Futebol, com co-produção da Sinfonia Filmes, foi selecionado pelo 3º Concurso de Documentários da TV Câmara, emissora pública vinculada à Câmara dos Deputados. Com isso, entrará em breve na programação do canal. O filme, dirigido pelo jornalista Rafael Luis Azevedo e com roteiro de Vinicius Augusto Bozzo, foi um dos 30 do país selecionados pelo concurso. Dentre os oito mais pontuados do Nordeste, o documentário ficou em 3º. O curta-metragem, de 28 minutos, viaja a um distrito cearense chamado de Flamengo, em referência ao time do Rio de Janeiro. O momento não poderia ser mais oportuno: a final da Libertadores de 2019.


"Fazer esse roteiro, em parceria com o Rafael, foi incrível! Primeiro, porque ele já vinha com uma pesquisa profunda de mais de seis anos entre conhecer a comunidade e a produção efetiva. Além disso, o clube do Flamengo estava em uma fase maravilhosa ser campeão da Libertadores foi um episódio que mexeu com o distrito cearense. Estruturamos a narrativa envolta deste grande dia da final, é um povo apaixonante."

- Vinicius Augusto Bozzo, roteirista e montador do filme.



Onde fica Flamengo?

Flamengo é um distrito de Saboeiro, no sertão do Ceará, a 440 km de Fortaleza. Seu nome foi dado nos anos 30, em virtude de a terra local ter um tom avermelhado. Com o passar do tempo, os moradores da região criaram um forte vínculo com o time do Flamengo, em virtude do nome da localidade, e também por causa da influência da mídia.


Em Flamengo, não é possível sintonizar emissoras de televisão cearenses. Para ver TV, é preciso ter antena parabólica. Assim, a população acompanha a programação de canais do Sudeste, onde pouco é noticiado sobre fatos do Ceará. O vínculo cultural de Flamengo, dessa forma, é maior com Rio de Janeiro e São Paulo do que com Fortaleza.


O documentário mostra a relação de amor que os flamenguenses têm pelo Flamengo, e acompanha a comoção popular com a vitória de virada do time sobre o River Plate na final da Libertadores.


Em breve, na TV

“Aqui é Flamengo” foi lançado em abril, sendo exibido entre maio e julho pelo DAZN, o maior streaming de conteúdos esportivos no mundo. Agora, entrará em cartaz na TV Câmara. Aguarde!



bottom of page