top of page
  • Foto do escritorVinicius Augusto Bozzo

Comic-Con abre espaço para o Stop Motion mexicano


"Los Aeronautas" de León Fernández
"Los Aeronautas" de León Fernández

A Comic-Con internacional deste ano está acontecendo online, por conta da pandemia do Coronavírus. Um evento gigantesco e um marco para a cultura moderna e a produção de entretenimento, jogos, cinema e televisão. São tantas áreas que é difícil dar conta de tudo, mesmo na versão online. Entre as conversas, compartilho com você um painel de apresentação com animadores mexicanos que estão desenvolvendo trabalhos relevantes de Stop Motion.


A técnica que pode envolver diversos materiais é uma das mais trabalhosas e caras da animação. Participaram da conversa os artistas Karla Castañeda (La Noria), Luis Téllez (Viva El Rey), Sofía Carrillo (La Casa Triste), Juan José Medina (Jaulas), Rita Basulto (Lluvia en los ojos), León Fernández (Taller de corazones), e Rene Castillo (Poncho Balón).


Entre os destaques vale a pena ouvir a experiência de León Fernández que está há sete meses na Inglaterra e também Karla Castañeda que está roteirizando um próximo longa com Guillermo Del Toro. Aliás, Del Toro tem um digno trabalho em levar o México para o mundo das mais diversas maneiras. Seja produzindo seus filmes, seja nas histórias mexicanas que leva para as telas ou com ações práticas como a que está fazendo em parceria com a Universidade de Guadalajara. Ao final eles comentaram sobre a importância do diretor Rigo Mora para a animação mexicana. Se quiser ouvir o papo completo, ele está aqui no link. Agradeço a indicação do amigo Diego Barbarossa.



bottom of page